top of page
Buscar
  • Foto do escritorDra. Loriti Breuel

QUAL O MELHOR BIOESTIMULADORES DE COLÁGENO?



Os bioestimuladores de colágeno injetáveis são uma sensação nos consultórios e clínicas dermatológicas. O procedimento é utilizado para estimular o colágeno e devolver os contornos originais do rosto, pescoço, mãos, entre outras regiões do corpo. Sua combinação com outros tratamentos estéticos tem gerado resultados surpreendentes no que se refere ao rejuvenescimento e harmonização da face. Pode-se combinar os bioestimuladores com fios de sustentação, botox e até com ácido hialurônico.

Você sabe como funciona esse tratamento e como ele age no nosso organismo?


Os bioestimuladores de colágeno são substâncias que provocam a produção do colágeno tipo 1, aquele responsável pela firmeza e elasticidade da derme. Essas substâncias são aplicadas através de agulhas finíssimas, causando o mínimo de desconforto. As aplicações são feitas no próprio consultório do dermatologista e possui recuperação bastante tranquila. O paciente pode voltar as atividades normais logo após a sessão.

Os resultados dos bioestimuladores de colágeno vem com o passar do tempo, não são imediatos. A substância continua agindo no médio prazo estimulando a produção do colágeno até que seja absorvida pelo organismo. Os bioestimuladores são biocompátiveis e não causam efeitos adversos. Os resultados podem durar até 4 anos a depender da substância utilizada.

Os principais são Ellánse, Sculptra e radiesse (nomes comerciais).


ELLANSÉ



O Ellansé é um preenchedor de ácido não hialurônico. É injetado na pele para levantar, esculpir e restaurar o volume perdido associado a perda de colágeno. Seu principal componente são as microesferas Poly-Caprolactone (PCL), um polímero médico macio e que é reabsorvível pelo organismo de maneira natural. O PCL é suspenso num gel feito de carboximetilcelulose (CMC).


Quando injetado na pele, Ellansé inverte o envelhecimento da pele com um processo de 2 etapas:

Etapa 1: O gel CMC fornece resultados imediatos de lifting, diminuindo ou até fazendo desaparecer rugas e vincos e esculpindo o rosto. No entanto, esse efeito do gel dura apenas cerca de 12 semanas aproximadamente.

Etapa 2: Ao mesmo tempo, as microesferas começam a estimular sua pele a produzir colágeno tipo 1. Ao contrário de preenchedores de ácido hialurônico, que produz o efeito lifting por causa de suas propriedades de gel, Ellansé adiciona um outro efeito, estimulando seu corpo a produzir colágeno. Os resultados duram de 2 a 4 anos. A duração dos efeito depende da concentração de produto utilizada.

ÁREAS TRATADAS COM ELLANSÉ

O Ellansé é um dos bioestimuladores de colágeno mais versáteis e pode ser aplicado na maioria das áreas que um preenchedor comum é utilizado:

  • área de templos e sobrancelhas

  • bochechas

  • dobras Nasolabiais

  • linhas de face inferior e rugas de marionete

  • nariz

  • queixo

  • linha de mandíbula

  • mãos


RADIESSE



O Radiesse é um gel com efeito preenchedor composto por microesferas de hidroxiapatita de cálcio. Os resultados de Radiesse podem ser notados entre 4 a 6 semanas após as sessões. Entretanto, podem ser observados por um período de até 18 meses. O colágeno natural continua sendo produzido durante todos esse tempo.

Radiesse é indicado para a parte inferior do rosto principalmente. Ele devolve a definição e os contornos originais. Veja as regiões em que Radiesse pode ser aplicado:

  • Bochechas: projeta a região das maçãs do rosto proporcionando uma projeção discreta e natural.

  • Mandíbula: o Radiesse atua melhorando a definição dessa região da face, deixando-a mais marcada.

  • Queixo: o Radiesse atua projetando essa parte do rosto, deixando-a mais definida. Com o tempo o queixo pode apresentar consistência amolecida por causa da perda de colágeno.

  • Têmporas: com o tempo a pele da região das têmporas se torna fina, dando um aspecto envelhecido. O Radiesse produz um preenchimento que devolve jovialidade ao rosto.

  • Mãos: esta região apresenta sinais de envelhecimento como veias saltadas e pele fina. O Radiesse preenche os sulcos formados pelas veias saltadas e promove o seu clareamento.

  • Rugas Nasolabiais: O Radiesse preenche rugas e vincos da área entre o nariz e a boca conhecidos popularmente como “ bigode chinês” e “linhas de marionete”.


SCULPTRA



O Sculptra é o nome comercial para o ácido poli-L-láctico. Ele é aplicado através de injeções na região que se deseja tratar a flacidez. Ele pode ser aplicado em quase toda a face onde se deseja ter uma volumização e uma recuperação dos contornos do rosto. Isso porque com o envelhecimento ocorre uma “queda” da face alterando sua forma original.

As únicas regiões do rosto que não se recomenda a aplicação de Sculptra são contorno dos olhos e lábios, onde o ácido hialurônico é o preenchedor recomendado.


A sessão dura cerca de 45 minutos e a cada 3 ou 4 injeções o dermatologista realiza uma leve massagem para que o produto se espalhe de maneira hegemônica. O Sculptra possui anestésico em sua composição e portanto causa um mínimo de desconforto.

Em algumas semanas depois da primeira sessão, o Sculptra já apresenta os primeiros resultados. O resultado é contínuo, pois, assim como as outras substâncias, o Sculptra segue agindo e estimulando a produção de colágeno.


A duração é de até 18 meses. Depois disso, deve-se fazer uma manutenção para que os resultados permaneçam.


106 visualizações0 comentário
bottom of page