top of page
Buscar
  • Foto do escritorDra. Loriti Breuel

BATONS COM CHUMBO CAUSAM CÂNCER ?


Um dia desses apareceu nas redes sociais a propagação da notícia avisando as mulheres que o uso de certas marcas de batom pode causar câncer devido ao alto índice de chumbo encontrados no produto! Você já leu ou recebeu essa mensagem? Me assustei quando li, mas fui atrás para examinar o que estava por trás dessas informações.

* O batom contém mesmo chumbo e outros metais. Algumas cores só são obtidas por meio de certos metais, e por isso estão presentes na formulação. O problema é que as pessoas acham que não existe um nível em que isso não seja tóxico ou danoso para a saúde.

* O alumínio é acrescentado aos batons como estabilizador, afirmou Linda Loretz, toxicologista-chefe do Conselho de Produtos de Cuidado Pessoal: “Ele ajuda a impedir que as cores escorram”. O óxido de titânio é utilizado como agente branqueador, que ajuda a transformar o vermelho em rosa. Ambos os usos são aprovados pela FDA.

* Por exemplo, fabricantes frequentemente utilizam flocos microscópicos de mica, uma formação mineral natural, para dar mais brilho ao gloss. A mica frequentemente contém metais como chumbo, mangnésio, cromo e alumínio. E isso é utilizado não só em batons, mas em cosméticos em geral

* O FDA alega que como os batons são de uso tópico, ou seja, sobre a pele, o risco não pode ser comparado com o de ingerir alimentos com esses metais. Por outro lado, se pararmos para pensar, a gente acaba ingerindo batom por comer ou passar a língua nos lábios, então estamos sim ingerindo parte do produto.

* Mas os especialistas dizem: “Qualquer batom pode ter metais pesados, até porque algumas cores são fornecidas por alguns metais. Mas, em todos eles, a CONCENTRAÇÃO É ÍNFIMA e não é tóxica a saúde! Precisa de um caminhão de batom para haver problema. Para que qualquer cosmético seja liberado para comercialização, é necessário passar pela Câmara Técnica da Anvisa (Agência Nacional Vigilância Sanitária).

CONCLUSÃO: o Batom NÃO causa câncer na boca!!! 💋💋💋

211 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page