top of page
Buscar
  • Foto do escritorDra. Loriti Breuel

Dicas de Cirurgia: - GINECOMASTIA - Aumento das glândulas mamárias masculinas


- O QUE É A GINECOMASTIA? A ginecomastia é o aumento anormal das mamas masculinas.

Por definição alguns autores consideram o diagnóstico de ginecomastia em homens que apresentam um disco glandular maior que 0,5 cm. No entanto, a maioria dos autores consideram o diagnostico, quando este disco foi maior que 2,0 cm. Este disco glandular é a área palpável da glândula mamária, que ao exame difencia-se do restante da mama por ser mais consistente e endurecido.

Esta patologia traz, na maioria das vezes, grande constrangimento ao rapaz e mesmo ao homem maduro, com mudança de hábitos ..... evita blusas claras e justas, não tira a camisa em público, evita praias ou permanece o tempo todo vestido, fica constrangido na presença de namorada, muitas vezes, traz grandes transtornos emocionais !

- CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS:

* Verdadeira: Quando há realmente um aumento da glândula mamária masculina, logo abaixo das aréolas, tecido fibroso, endurecido e bem doloroso à palpação. É uma glândula mamária mais rudimentar que a das mulheres. As aréolas são um pouco maiores e mais claras.

* Pseudoginecomastia: Este tipo acontece quando o aumento mamário é devido a uma lipodistrofia do toráx, ou seja, há um aumento de gordura na região torácica da mama. Sendo o aumento do volume mamário predominantemente, ocasionado pelo excesso de acúmulo de tecido gorduroso. Há também aréolas aumentadas e mais rosadas.

* Ginecomastia Mista: É o que comumente acontece na grande maioria dos casos de ginecomastia, onde há um aumento da mama ocasionado tanto por depósito gorduroso, como por aumento do tecido glandular. Nestas as aréolas são grandes, mais rosadas e protrusas.

- EXAMES COMPLEMENTARES:

É fundamental que todo diagnóstico de ginecomastia seja feito por um médico especializado, onde após colher uma história detalhada e de examinar o paciente, o médico poderá quando necessário, solicitar alguns exames laboratoriais e de imagens para descartar ou confirmar a causa da ginecomastia: - testosterona - estradiol - LH - ß-HCG

- TÉCNICA CIRÚRGICA:

É realizada com anestesia local e sedação ambulatorial ou geral em hospital, tendo alta no mesmo dia. 1. Incisão semi-circular na parte inferior da aréola, quando se retira somente as glândulas aumentadas uni ou bilateralmente, na maioria dos casos. 2. O mesmo procedimento acima, associado a uma Lipoaspiração da região peitoral, quando também há excesso de gordura. Favorece um excelente acabamento da região. 3. É muito importante um curativo compressivo da região, enfaixamento torácico e repouso por 4 dias, para prevenir hematomas. 4. Sutura intradérmica para dar uma excelente cicatrização, ficando praticamente imperceptível. 5. Uso obrigatório de colete cirúrgico compressivo, por 30 dias. 6.Após uma semana retorno a vida normal 7. Exercícios físicos após 1 mês

Se você suspeita que tem ginecomastia, procure um bom profissional especialista em cirurgia plástica!!!

204 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page